segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Rádio SP começa a semana falando com pássaros
Para começar a semana, colocamos um pouco de poesia nas mãos dos nossos ouvintes.
De Mário Quintana, "Os poemas".
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
Rádio São Paulo: despertando a sua criatividade.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Radio São Paulo elege vão livre do MASP como melhor sala da Mostra de Cinema de SP
Finalmente e como pouco se vê, os paulistanos são convidados a tomar conta da sua própria cidade, a ocupar seus próprios espaços públicos com um ótimo motivo: a 32a. Mostra de Cinema de SP está exibindo filmes no vão livre do MASP.

A sensação de ver um filme em plena Av. Paulista às 19h30 com todos os barulhos de carro, ônibus e pessoas passando apressados no horário de pico é inesquecível. A contar ainda pelas cores do céu que nessa quarta-feira brincavam de se aglutinar umas nas outras, tudo parecia muito inspirador.

Chegará ainda o dia em que as pessoas todas de São Paulo saírão às ruas e tomarão conta de todos os espaços, cantarão juntas músicas de amor e alegria, encenarão peças de teatro improvisadas com cenários formados pelas árvores e concreto da cidade, enfim, farão a revolução.
Mas uma coisa é certa: precisamos cuidar uns dos outros. E era exatamente sobre isso o filme SOS Saúde que os seres humanos presentes no vão do MASP viram essa noite, com direito a entrada, água e pipoca de graça. Muita coragem do nosso amigo Michael Moore, tocando em questões muito delicadas e sobretudo importantes, a sobreposição da lógica do lucro ao princípio de valorização da vida humana.

A Radio SP recomenda o filme a todos os ouvintes. Eis a lupa da percepção que se estende em frente aos nossos olhos, na tela grande. O cinema será sempre assim, projetado em muros ou telas, é a história da nossa vida que está sempre sendo contada em largas lentes, grandes angulares. Não deixem o cinema morrer, por favor.
Hoje sem conclusões, apenas constatações, nossos sentidos precisam se abrir. Vejam o céu, o sol, as cores do que está ao redor, os vestidos de estampas floridas das moças. Queria ter escrito sem vírgulas e pontos, mas agora já é tarde para voltar os ponteiros do relógio.
Vocês estão vivos, não se esqueçam.
domingo, 19 de outubro de 2008
Rádio São Paulo apresenta Barbatuques
Boa noite (ou bom dia), queridos ouvintes!
Para quem não conhece, o Barbatuques é um grupo brasileiro de percussão corporal que desenvolve um trabalho artístico baseado na exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano.
Palmas, estalos, batidas no peito, sapateados, vácuos de boca, efeitos vocais e vários outros sons corporais são transformados em ritmos e melodias através de catorze músicos em movimento.
O grupo se afirma por resgatar sons orgânicos e tribais colocando-os em contato com sonoridades contemporâneas e celebrando o corpo como fonte infinita de música.
Recentemente, o Barbatuques foi convidado para se apresentar no festival Paléo da Suíça que é um dos principais eventos de world music (música do mundo) do mundo. Além desse, o Barbatuques tem se apresentado em vários eventos, no Brasil e no exterior nos últimos tempos.
Veja abaixo o vídeo de Baiana do grupo.
A Radio São Paulo AMA os Barbatuques.
* Radio São Paulo: a rádio que toca o seu coração
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Rádio São Paulo difunde a paz com Bob Marley
Boa noite! Em São Paulo, 20 graus.
Começamos a semana com uma ode à paz.
Viva Bob Marley, viva Sinead O'Connor, cantando a guerra, pela paz:
War - Extraído dos discursos de Haile Selassi
Until the philosophy which hold one race superior
And another
Inferior
Is finally
And permanently
Discredited
And abandoned -
Everywhere is war -
Me say war.
That until there no longer
First class and second class citizens of any nation
Until the colour of a man's skin
Is of no more significance than the colour of his eyes -
Me say war.
That until the basic human rights
Are equally guaranteed to all,
Without regard to race -
Dis a war.
That until that day
The dream of lasting peace,
World citizenship
Rule of international morality
Will remain in but a fleeting illusion to be pursued,
But never attained -
Now everywhere is war - war.
And until the ignoble and unhappy regimes
that hold our brothers in Angola,
In Mozambique,
South Africa
Sub-human bondage
Have been toppled,
Utterly destroyed -
Well, everywhere is war -
Me say war.
War in the east,
War in the west,
War up north,
War down south -
War - war -
Rumours of war.
And until that day,
The African continent
Will not know peace,
We Africans will fight - we find it necessary -
And we know we shall win
As we are confident
In the victory
Of good over evil -
Good over evil, yeah!
Good over evil -
Good over evil, yeah!
Good over evil -
Good over evil, yeah!
* Rádio São Paulo: lutando pela paz!
sábado, 27 de setembro de 2008
Rádio São Paulo celebra o início da primavera
A Nova Primavera – Carlos Drummond de Andrade
As tias viúvas vestem pesadas armaduras
de morte e gorgorão. Desde o pescoço
à inviolada ponta dos borzeguins, elas proclamam
rompimento com o século. E nada mais existe
senão a noite dos maridos estampada
em cada gesto de soberba solidão.
Assim as queremos para sempre, novamente
virgens, reintegradas na pureza original.
Ai de quem boqueje: as tias são mulheres
sujeitas à lei terrestre do desejo
e em noites brancas lutam corpo a corpo com duendes.
Uma tia, porém, olvida o mandamento
e casa-se outra vez. O raio na família
Ela é toda jardim, é pura amendoeira
na alegre doação de outra virgindade.
* Rádio São Paulo: despoluindo seu coração.
domingo, 14 de setembro de 2008
AVISO AOS NAVEGANTES
Caros ouvintes,
Como muitos de vocês sabem, a extinta Radio Genève (http://laradiogeneve.blogspot.com/) perdeu os direitos de emitir suas ondas a partir do território suíço.
Assim, por conta de um planejamento fiscal mal acabado, o acionista majoritário de nossa rádio decidiu nos instalar no Brasil, na cidade de São Paulo.
Como não poderia deixar de ser, mudamos de nome e agora passamos a ser conhecidos pelo singelo nome de Radio São Paulo.
Nosso intuito continua a ser a difusão de literatura, música, cinema e outras formas de expressão artísticas, próprias e alheias, sempre com o propósito final de trazer ao nosso cotidiano um pouco mais de alegria de viver, profundidade na maneira de enxergar a vida e bem-estar.
Pretendemos promover, também, encontros literários, filosóficos, musicais, cinematográficos e tudo o mais que for possível.
Para alcançar esses nobres objetivos, enviaremos um e-mail periódico para cada ouvinte com um resumo das atualizações da rádio. O conteúdo completo das emissões, incluindo fotos, canções e vídeos, ficará disponível aqui: http://radiosaopaulo.blogspot.com/
Estamos em busca de mais ouvintes e, portanto, ficaremos felizes se vocês puderem nos indicar os nomes e endereços de e-mail de eventuais interessados.
Sejam benvindos a bordo de nossa astronave!
*Radio São Paulo: aquecendo seu coração.
Como muitos de vocês sabem, a extinta Radio Genève (http://laradiogeneve.blogspot.com/) perdeu os direitos de emitir suas ondas a partir do território suíço.
Assim, por conta de um planejamento fiscal mal acabado, o acionista majoritário de nossa rádio decidiu nos instalar no Brasil, na cidade de São Paulo.
Como não poderia deixar de ser, mudamos de nome e agora passamos a ser conhecidos pelo singelo nome de Radio São Paulo.
Nosso intuito continua a ser a difusão de literatura, música, cinema e outras formas de expressão artísticas, próprias e alheias, sempre com o propósito final de trazer ao nosso cotidiano um pouco mais de alegria de viver, profundidade na maneira de enxergar a vida e bem-estar.
Pretendemos promover, também, encontros literários, filosóficos, musicais, cinematográficos e tudo o mais que for possível.
Para alcançar esses nobres objetivos, enviaremos um e-mail periódico para cada ouvinte com um resumo das atualizações da rádio. O conteúdo completo das emissões, incluindo fotos, canções e vídeos, ficará disponível aqui: http://radiosaopaulo.blogspot.com/
Estamos em busca de mais ouvintes e, portanto, ficaremos felizes se vocês puderem nos indicar os nomes e endereços de e-mail de eventuais interessados.
Sejam benvindos a bordo de nossa astronave!
*Radio São Paulo: aquecendo seu coração.
Assinar:
Postagens (Atom)