quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Radio São Paulo elege vão livre do MASP como melhor sala da Mostra de Cinema de SP



Finalmente e como pouco se vê, os paulistanos são convidados a tomar conta da sua própria cidade, a ocupar seus próprios espaços públicos com um ótimo motivo: a 32a. Mostra de Cinema de SP está exibindo filmes no vão livre do MASP.



A sensação de ver um filme em plena Av. Paulista às 19h30 com todos os barulhos de carro, ônibus e pessoas passando apressados no horário de pico é inesquecível. A contar ainda pelas cores do céu que nessa quarta-feira brincavam de se aglutinar umas nas outras, tudo parecia muito inspirador.



Chegará ainda o dia em que as pessoas todas de São Paulo saírão às ruas e tomarão conta de todos os espaços, cantarão juntas músicas de amor e alegria, encenarão peças de teatro improvisadas com cenários formados pelas árvores e concreto da cidade, enfim, farão a revolução.

Mas uma coisa é certa: precisamos cuidar uns dos outros. E era exatamente sobre isso o filme SOS Saúde que os seres humanos presentes no vão do MASP viram essa noite, com direito a entrada, água e pipoca de graça. Muita coragem do nosso amigo Michael Moore, tocando em questões muito delicadas e sobretudo importantes, a sobreposição da lógica do lucro ao princípio de valorização da vida humana.



A Radio SP recomenda o filme a todos os ouvintes. Eis a lupa da percepção que se estende em frente aos nossos olhos, na tela grande. O cinema será sempre assim, projetado em muros ou telas, é a história da nossa vida que está sempre sendo contada em largas lentes, grandes angulares. Não deixem o cinema morrer, por favor.

Hoje sem conclusões, apenas constatações, nossos sentidos precisam se abrir. Vejam o céu, o sol, as cores do que está ao redor, os vestidos de estampas floridas das moças. Queria ter escrito sem vírgulas e pontos, mas agora já é tarde para voltar os ponteiros do relógio.

Vocês estão vivos, não se esqueçam.